terça-feira, 26 de março de 2013

“Só a Transposição poderá acabar com Problemas Hídricos na PB” afirma Presidente da FIEP

 
O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP, Francisco Benevides Gadelha foi um dos palestrantes da Sessão Especial da Assembleia Legislativa realizada na última sexta-feira, dia 22/03, no auditório da FIEP, em Campina Grande.

Na ocasião, o Francisco Benevides Gadelha falou sobre a importância do Açude de Boqueirão para as indústrias, polarizadas por Campina Grande, e alertou que os problemas hídricos de Campina Grande e da Paraíba, só serão resolvidos quando ocorrer a transposição das águas do rio São Francisco.

“Devemos insistir e pressionar os nossos parlamentares. Não consigo entender hoje em dia porque os políticos não fazem mais oposição ou não reagem contra algo que está sendo feito contra a população. O presidente Lula deixou as águas do São Francisco a vinte quilômetros de Monteiro e de lá pra cá nada mais foi feito, houve até um retrocesso com a quebra de alguns canais. Observamos que nada mais vem acontecendo” – disse Gadelha.

A Sessão foi realizada dentro das comemorações do Dia Mundial da Água e reuniu lideranças políticas, estudantes e pesquisadores da área de Recursos Hídricos, como o professor Janiro da Costa Rêgo, da UFCG.
O pesquisador apresentou laudos, estudos e levantamentos realizados a partir de 2008, atestando que a gestão de Boqueirão é inadequada. “ Como não há qualquer monitoramento, hoje a CAGEPA retira de Boqueirão mais que a capacidade, ou seja, são retirados 1,5m3/s, quando a cota máxima recomendada seria de 1,23m3/s”, afirmou o professor da UFCG.

Os números apresentados por Janiro da Costa indicam que sem uma recarga nas próximas semanas no açude de Boqueirão, no final de 2013, será inevitável um racionamento d´água.

Durante a solenidade, que foi proposta pelo Deputado Francisco de Assis Quintans, foram debatidos temas como  Irrigação na Bacia Hidráulica do Açude Presidente Epitácio Pessoa; Possibilidade de racionamento de água nos municípios abastecidos pelo manancial e ainda foi proposto a criação de um Grupo de Trabalho para estudar Ações Alternativas de curto e médio prazo para atender as populações e o rebanho remanescente.
"Enquanto a Transposição das àguas do Rio São Francisco não chegam a Paraíba, é preciso preservar o patrimônio hídríco, buscando no consumo consciente da água a segurança necessária para essa preservação", enfatizou o Deputado.

O Açude Boqueirão de Cabaceiras é o manancial responsável pelo abastecimento d’água de Campina Grande e mais 17 sedes de municípios com inúmeros distritos, com uma população estimada em 1.000.000 (um milhão) de habitantes, e que já está com a capacidade de acumulação reduzida em cerca de 50% e as perspectivas de chuva para os anos 2013, 2014 e 2015 são de 20% abaixo da média histórica.

Fonte: Fiep

Nenhum comentário:

Postar um comentário