quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Consumo de carne na “casa de RC” poderia alimentar quase 600 pessoas diariamente

Os riscos a saúde de quem consome carne em excesso são vários, mas este parece ser um dos menores problemas a serem explicados pelo ex-secretário chefe da Casa Civil, Lúcio Flavio, que autorizou a compra de 17.432 Kg de carne para a Granja Santana (Residência Oficial do governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB). Conforme um simples cálculo matemático é possível ver que com toda esta proteína poderia se alimentar quase 600 pessoas diariamente na “casa de RC”.

O consumo de alimentos, considerado inexplicável pelo relatório do TCE/PB (Tribunal de Contas da Paraíba) é registrado pela auditoria com espanto: “Para se ter uma ideia, foram adquiridos mais de 17,4 toneladas de carnes entre os dias 15 de junho e 13 de dezembro, ou seja, em apenas seis meses”, diz o texto da auditoria.

A justificativa do governo e o consumo “exagerado” é a suposta existência de 120 pessoas se alimentando diariamente na residência oficial do governador, mas mesmo que estas pessoas façam todas as suas refeições na granja, a quantidade de carne comprada poderia alimentar quase 600 pessoas, de acordo com dados nutricionais que estipulam o consumo médio de 163 gramas de carne por dia para cada brasileiro (dados fornecidos por estudo das USP).

Entenda as contas:

1)     Conforme estudo da USP, o consumo de carne de cada brasileiro é em média de 163g por pessoa/dia, sendo desta 120g de carne vermelha.

2)     Existem supostamente 120 pessoas trabalhando e se alimentando na Granja Santana, todos os dias.

3)     O período em que os alimentos foram adquiridos é de 6 meses.

4)     Foram comprados 17.432 Kg de carne para a Granja Santana no período em questão.

5)     Multiplicando o número de dias de seis meses (180) pelo número de pessoas (120), temos 21.600 alimentações diárias para fornecer.

6)     Como foi comprado 17.432 Kg de carne, basta dividir esta quantidade pelo número de refeições/ dia, o que chega a 807g de carne para cada pessoa, todos os dias.

7)     Como o consumo diário de carne de um brasileiro é de 163g, esta quantidade pode alimentar 4,9 pessoas (quase cinco).

8)     Multiplicando o número de pessoas pelos 120 atuais, temos 594 pessoas (quase 600).



ClickPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário